14 de jan. de 2013

Blogando com a Ju #2.

Tumblr_mgmcbwtb1e1rqe9ogo1_500_large

Boa tarde, pessoas lindas.

É, povo, as aulas estão quase prestes à começar. Sei, faltam dias e dias, mas admitamos que o "grande dia" de rever os amigos e aqueles professores chatos e outros firmezas, não está tão longe assim. A questão é: todos nos ausentaremos um pouco na volta delas. Inclusive eu. Vou tentar ao máximo recuperar minhas notas que perdi completamente este ano, mas ocorreu-me uma ideia. Vou fazer um sorteio para quem quiser se dispor à postar aqui. Isso lá pro final de Janeiro ;)

Enfim... Sem nada pra fazer, pra assistir, resolvi trazer o segundo bloco do quadro Blogando com a Ju, que hoje se tornará o número 2. -\o/- Falaremos sobre o plágio. Tudo sobre esse ato de querer ofender, copiar e ser igual à alguém. Curiosidades, dicas, dúvidas, tudo que se deve ocorrer na cabeça de um blogueiro iniciante. Quer conferir?




O assunto do bloco de hoje, é um dos assuntos mais chatos, porém mais falado e praticado na blogosfera. O plágio. "O que seria o plágio?". Essa palavra, na qual não quero nem pronunciar, é um ato horrendo de copiar, de querer ser igual à alguém. Plágio seria a mania de apertar ao menos um Ctrl C no post do blogueiro, em seguida, um Ctrl V no próprio post.

Mas o plágio, e/ou os plagiadores, estão presentes apenas nos posts? Não, infelizmente não. Estão e muito presentes em layouts. É claro que, existe o termo "inspiração" e "plágio". Duas coisas completamente diferentes. "Gostei do layout dela(o), vou copiar!". Ou "Gostei do layout dela(o), vou apenas me inspirar, pegar algumas cores, gadgets..". Viram que os dois atos estão errados, porém um pior que outro? É, é assim que a blogosfera se comporta hoje em dia.


Agora, vamos ao rumo das dicas e questões. Muitos blogueiros sofrem com o plágio, e em certas vezes, não sabem o que fazer, o que falar, como agir. Eis a questão. Vamos dar um exemplo. Alguma pessoa qualquer cria um blog, com a expectativa de apenas se distrair, sem bancar o blogueiro de verdade. Entra em blogs diversos, comenta, e depois? COPIA. Até que o dono do blog reclama, alguns com toda a paciência do mundo.

"Por quê se inspirou no meu blog?". Ou "Retire tudo isso e faça você mesmo os seus posts/layouts!". Mas a "pessoa", se é que podemos chamá-la assim, inventa alguma desculpa. Dentre todas, a mais dita é: "Não fui eu quem fez o design". Enfim, joga a culpa à outra pessoa, considerada inocente. O que fazer numa hora dessas? Processar, fechar o blog, xingar, ser educado, buscar ajuda? Todas elas. Tentou ser educado, e nem assim ele(a) retirou e não colocou os créditos? Hora de dar uma xingadinha.

Todos dizem que quando levantamos o tom de voz numa briga ou discussão, perdemos a razão. Sim, em certas ocasiões perdemos. Mas no caso do plágio, temos de ser duros, temos de convencer a pessoa à colocar os créditos, à retirar o mínimo detalhe. Temos de fazer a pessoa tomar vergonha na cara. É, estou dando minha opinião como blogueira. Vamos à próxima questão(que será a última), pois essa já está me subindo o sangue, rs' "Como agir se a pessoa não retirar o que fez, ao invés disso, me xingar, tirar toda minha razão?". Essa é quase a mesma questão da anterior. O próximo passo, seria apenas processar o blog. Têm alguma amiga blogueira famosa?

Chame-a. Faça com que ela te ajude, e ajude a pessoa à ver o quão ridículo é praticar o plágio. Aposto que depois dessa, ela vai sossegar. Se não, acho que é como um caso perdido. Mas de uma coisa estou certa. Não desista, NUNCA!

Dicas fajutas essas, não? Pois é, a questão é que me deu uma vontade de falar sobre isso, de expressar minha opinião. Não fiquem irritados e contra mim, cada um tem seu ponto de vista. Claro que, para não magoar, fazer algo, temos de guardar pra nós mesmos. Mas este é um caso sério, onde temos de ter atitude. Fiquem com Deus!

10 comentários:

Rayssa Vieira disse...

Adorei as dicas ju ;) as pessoas que ficam plagiando não merecem meu respeito muito chato a situação né. Eu nunca fui plagiada mas com certeza ficaria muito chatiada pois é dificil criar algo.

Uma Historia *-*

Camila disse...

Ju,
A Questão do plágio é imensa nos blogs, muito ruim quando isso acontece! Espero não passar por isso :/
beijo!

Ver nas Unhas

Perdidas no Mundo Fashion disse...

Ótimas as dicas, e seu talento pra escrever é incrível, fico admirada com cada texto seu !rs'
www.perdidasnomundofashion.blogspot.com
Beijos !

Shayenne disse...

Voce^está participando da campanha de incentivo a leitura do Adolescente C.D.F

Julianna Rioderguz disse...

Olá Ju,
eu felizmente, nunca fui vítima de plágio, e quando tenho uma ideia baseada em algo que já li, dou os devidos créditos.
É realmente péssimo quando vejo algo assim... todas as pessoas são dotadas de criatividade, então não há necessidade de se copiar assunto alheio. O nome disso é preguiça, rs,

Beijos,

Juliana,
ser-escritora.blogspot.com.br/

Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Gostei muito de tudo que vi por aqui, parabéns ,seu blog é muito legal.
Até mais

Myumi ♥ disse...

Adorei blogando com Ju *-*
muito legal as dicas . E sobre o plágio concordo muito com você!
Beijos,morango mordido(visita?)

Bárbara disse...

ótimas as dicas!! Concordo com tudo sobre o plágio, a blogosfera está puro plágio atualmente...
Beijos, #CD

Liz Albuquerque disse...

o plágio é mesmo super complicado... fico super chateada quando as pessoas copiam e colam o que eu demorei um tempão escrevendo... e o pior de tudo é que o direito relacionado à internet é super novo e não sabe lidar com esse tipo de coisa... enfim...

Passando para desejar um ótimo dia!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog
http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

Lind100 disse...

oii!muito legal seu blog...dá uma passadinha no meu tb...falo sobre makes ,moda e tudo que nós meninas gostamos...bjs
wwwlind100.blogspot.com